Dúvidas Frequentes!

 

 

Tire suas dúvidas aqui ou entre em contato conosco, será um prazer poder lhe ajudar.
  • Quem pode se associar ?

 

Pode se associar qualquer pessoa física que tenha interesse comum ao grupo e preencha todos os critérios pré estabelecidos pela Cooperativa. O número de cooperados é limitado a 105 (total de quotas-parte).

Para participar da Cooperativa Habitacional Aruanã, o interessado deve ter como FOCO de negócio a aquisição de unidade-lote, através do Sistema Cooperativo de Participação além de: concordar com os termos do empreendimento, satisfazer as condições de renda e demais critérios estabelecidos pelo Estatuto Social.

  • Qual a diferença entre LOTEAMENTO e CONDOMÍNIO ?

 

Um CONDOMÍNIO de prédios ou casas é uma propriedade particular delimitada, onde as benfeitorias projetadas são de responsabilidade do incorporador ou proprietário: infra estrutura inicial, arruamentos, equipamentos e construção de unidades.

Um LOTEAMENTO é caracterizado por construções individuais e as responsabilidades do empreendedor – seja pelo sistema cooperativo ou demais sistemas – restringem-se às benfeitorias do lote. Ruas e infra-estrutura são bens públicos.

  • Estou comprando um LOTE ?

NÃO, o que você está adquirindo a partir de sua ADESÃO à COOPERATIVA é uma quota-parte da SOCIEDADE que, no futuro, após a finalização total do empreendimento (término da infra estrutura e com as condições de ocupação efetiva dos lotes atendidas), corresponderá a uma unidade LOTE que será escolhido através de sorteio.

 

Ao ser sorteado, o associado escolherá a unidade-lote de sua preferência e assim, sucessivamente, até que todos os lotes sejam escolhidos.

 

Após o sorteio serão firmados:

  • Termo de Posse Precária da unidade-lote, para o associado que ainda tiver parcelas a pagar pós-entrega.
  • Escritura da unidade-lote, para aqueles que pagaram o valor real do lote escolhido.
  • O que eu adquiro quando me associo à Cooperativa Aruanã?

    Quando você se torna um associado, adquire uma quota-parte. Como toda cooperativa é uma sociedade, cada associado precisa pagar uma quota-parte, que é uma espécie de investimento. No futuro, depois que toda a obra do loteamento estiver finalizada, essa quota-parte corresponderá um lote, que será escolhido por meio de sorteio. Com isso, todos crescem juntos, já que os cooperados pagam o preço de custo pelo lote.

 

  • Como posso me associar? De quais documentos preciso?

    A princípio, qualquer pessoa física com mais de 18 anos pode se associar. Para fazer parte da Cooperativa Aruanã é necessário ter interesse comum ao grupo, atender a alguns pré-requisitos disponíveis no Estatuto Social, e, ainda, participar de uma reunião com nossos diretores. Para saber mais sobre os documentos e procedimentos necessários, entre em contato conosco pelo canal.

 

  • O Loteamento Residencial Aruanã é um condomínio ou um loteamento?

    O Residencial será um loteamento, com construções que devem ser feitas posteriormente, pelos proprietários, de forma individual. Isso implica que suas ruas e infraestrutura serão bens públicos assim que o empreendimento for entregue. A responsabilidade da Cooperativa é executar as obras de pavimentação, calçamento, rede de esgoto, galerias pluviais e rede elétrica subterrânea. Por ser um loteamento, o residencial terá ruas mais largas e calçadas mais espaçosas.

  • A cooperativa é uma incorporadora?

    Não. A cooperativa é uma espécie de clube, que reúne um grupo de pessoas que compactuam de objetivos e ideais similares. Por isso mesmo, a cooperativa não visa o lucro, o que permite que seus associados adquiram uma quota-parte, que, no futuro, será um lote. Nesta aquisição o associado poderá economizar em relação a um empreendimento de uma incorporadora, pois na cooperativa não existem intermediários, e o valor pago pelo lote tem preço de custo.

  • Adquiri minha quota-parte. Posso começar a construir?

    Calma! Ainda não é possível começar a construir, uma vez que o associado adquire uma quota-parte e que as obras de infraestrutura ainda estão em andamento. Os lotes estarão disponíveis ao proprietário —  que não tiver nenhuma pendência financeira — quando o empreendimento for entregue pela Cooperativa com toda a infraestrutura aprovada. O cooperado terá liberdade para iniciar sua construção ou mesmo vender o lote, que será escolhido por sorteio. Para saber mais sobre o cronograma de entrega, fale com a gente!

 

  • Que garantias eu tenho de adquirir minha quota/lote com a Aruanã?

Uma cooperativa habitacional não é uma imobiliária que vende lotes e imóveis prontos. Portanto, o cooperado precisa estar disposto e compreender que se trata de um investimento a médio prazo. O loteamento Residencial Aruanã está sendo construído a partir do esforço de cada associado. Por isso, pode ficar tranquilo: o projeto tem aprovação da Prefeitura Municipal de Campinas. Além disso, a Cooperativa segue as diretrizes do Estatuto Social e Regimento Interno e toda ação é fiscalizada pelos próprios associados por meio do Conselho Fiscal.