Conheça a Cooperativa Habitacional  Aruanã!

A Cooperativa Habitacional Aruanã foi fundada em 1993, com o nome de ABRSSC, por um grupo de militares e civis que tinha como objetivo viabilizar a construção de moradias. O nome provisório fazia referência a Associação Beneficente Recreativa de Subtenentes e Sargentos de Campinas. Em 1997 passou a se chamar Aruanã. A palavra de origem indígena dá nome a um peixe que habita pequenos rios de água doce da região Amazônica e é conhecido por carregar os filhotes na boca.

Em 2006, o objetivo da sociedade também muda, ao invés de casas, o grupo decide investir no desenvolvimento de um empreendimento imobiliário.

Com a escolha do terreno, os cooperados passam a poupar dinheiro para adquirí-lo. A área escolhida fez parte da antiga Fazenda Monte D’Este, às margens da Rodovia Adhemar Pereira de Barros, terras que no século 19 serviram aos Barões do Café e, ainda hoje, carregam outras riquezas, como o maior polo de tecnologia da América Latina.

A Sociedade Cooperativa tem a forma de uma empresa com características especiais. É uma sociedade sem objetivo de lucro, formada e dirigidas pelos próprios associados (cooperados), que têm igualdade de direitos e deveres sobre a iniciativa, seguindo regras e normas democráticas de participação.
Em uma Sociedade Cooperativa, todas as ações são levadas adiante em nome da sociedade, desde a fase inicial do projeto até a sua finalização (pelo sistema de auto-gestão).
Em seu programa de ação, a Cooperativa Habitacional Aruanã tem como proposta:

  • Implantar o Loteamento Residencial Aruanã, cuidando de todos os estudos técnicos e da viabilização do projeto, já aprovado pela Prefeitura Municipal de Campinas.
  • Gerenciar obras e serviços de urbanização e infraestrutura, realizadas pelas empresas contratadas.
  • Administrar o fluxo financeiro do empreendimento, conforme planejado.
  • Todas as etapas do programa de ação são levadas adiante após aprovação em Assembleia, com a participação e votação do associados.

Diretoria

A Cooperativa Habitacional Aruanã é representada por uma Diretoria eleita em Assembleia Geral de Associados. Ela é constituída por Diretor-Presidente, Diretor-Administrativo e Diretor-Financeiro, todos associados. Tem também um Conselho Fiscal que é formado por três membros efetivos e três suplentes.

A Cooperativa é autônoma e tem um Estatuto Social que rege todas as atividades, bens, direitos e obrigações, pelo princípio da autogestão. Isso significa que todos os associados podem participar para organizar os processos de condições de convivência, gestão e controle, sem quaisquer interferências de organismos públicos ou privados, na forma da lei.

Ficou interessado? Entre em contato conosco!